quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NA ESCOLA


Em nosso curso de Licenciatura em Música, UAB/UnB, na disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola estamos estudando a mudança de cenário da sala de aula tradicional, a medida que as novas tecnologias da informação vão sendo inseridas no ambiente escolar.

Estamos vivendo esse processo de transição e queremos saber como essas tecnologias poderão de fato contribuir para melhoria da educação brasileira.

Um dos temas abordados foi a dificuldade dos professores que estão atualmente em exercício lidarem com as novas tecnologias.

De acordo com os autores Eloísa M. Vidal, José Everardo Bessa Maia e Gilberto L. Santos no texto “Educação, informática e professores”, os atuais professores, que têm a responsabilidade de preparar o terreno e inserir as novas tecnologias no cotidiano da escola, não foram, eles mesmos, formados nesta cultura. Ou seja, muitos de nós professores fomos conhecer a tecnologia atual muito tempo depois de termos nos formado.

Daí surgem as dificuldades e as relações de conflito professor X informática educativa, um campo onde há ainda muito preconceito, insegurança e receios.

Enquanto isso, em contrapartida, nossos alunos dão show utilizando sem medo de serem felizes a internet, ipod, celular e toda parafernalha tecnológica atual; afinal este é o mundo deles, a cultura cibernética na qual estão inseridos.

Vale refletir, contudo, que a tecnologia sozinha não vai aumentar o desempenho dos alunos e nem tampouco melhorar a educação a despeito de todo o seu potencial; nada pode ser feito sem que os professores estejam qualificados e preparados para aplicarem as novas tecnologias na sala de aula.

Portanto, vamos à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário